quarta-feira, dezembro 22, 2004

Ter um pomar

Nas discussões ordinárias do dia-a-dia sempre vem como tema o próximo sonho de consumo. "Eu quero um carro novo...";"eu quero uma viagem pra Europa...";"eu quero uma casa com piscina e churrasqueira...";"Eu quero uma mulher pra usar e pra exibir". Pois se é pra exgerar no sonho do que se quer consumir, eu quero ter um pomar.
Olha que pouca gente sabe a alegria que é ter um pomar! Com jabuticabeiras, goiabeiras, parreiras, laranjeiras, pessegueiras, figueiras, coqueiros, abacateiros, mangueiras, ameixeiras, mamoeiros, macieiras, oliveiras, pereiras, pitangueiras, jambeiras, aceroleiras... efim, um pomar com todas as árvores frutíferas que há, num clima de cultivo que congregue todas, na paz do impossível e do perfeito!
Pois um pomar que se preze tem de ter o maior número possível de espécimes frutíferas, tudo estrategicamente plantado para o melhor aproveitamento do solo e o maior prazer da refeição: deste modo, cabem estar mais à vista as goiabeiras e as mangueiras e mais espalhadas as pitangueiras como que servindo de sobremesa ao prato principal, tudo regado à mais fresca água de côco.
A verdade é que os pomares são templos da vida. Na infância tão corada de alegria e aventura, eram a casa fora da casa de quem teve o seu pomar, onde de cima das árvores devorava-se as goiabas ou pitangas, tomando cuidado com as caixas de marimbondos. Ambiciona-se a pitanga mais distante, questão de orgulho pra um bom 'predador' de frutas: a maior e mais vermelha de todas e quando chega-se até ela, do outro lado uma bicada de passarinho tirava toda a glória e nesse minuto, mais que em qualquer outro (e não são poucos) quer-se ser um passarinho, pra tirar o melhor das melhores frutas sem quase nenhum esforço além de esfolá-las com o biquinho.
Trata-se, ao menos pra uma criança, de um jardim do Éden: comida caindo pelos galhos, sem nenhuma preocupação, aventura de encontrar e melhor das frutas!
Eu, que quando menino, nunca me importara em me socializar muito, adorava a solidão e a beleza dos pomares, que é tão particular e tão avessa à baixaria que coloco guela abaixo via feira de supermercado, ou é avessa às bandeiras de causas cansadas... essa gente nunca freqüentou pomares...
Quero ter um pomar, mesmo que isso seja pretensão demais, afinal os expulsos são os que mais dão valor ao paraíso.